Blog da Raquel

vi Vivi vitoriosa! :) E últimos comentários sobre esta edição!

Raquel

O resultado foi da maneira que desejei: Vivi vitoriosa, Felipe em segundo e a Léo em terceiro. Com 84% dos votos, ela ganhou com uma grande diferença de porcentagem. Achei justo.

Esta quinta edição foi marcante, com várias confusões, momentos emocionantes e divertidos, além de algumas novidades. As dificuldades do celeiro, a prova da Chave e os mistérios guardados nos envelopes da arca, foram dando um novo rumo no jogo. A produção caprichou bastante, os participantes tiveram beeeeem mais atividades que os da edição passada.

Muitos fatos ocorridos mexeram com os peões e com quem os acompanhou. Ângela recebeu a notícia do falecimento da irmã e decidiu continuar, e Gretchen bateu o sino e pediu para sair.

Robertha me surpreendeu e foi me conquistando, Rodrigo Capella saiu após dar um tiro no pé, houve uma visita relâmpago de Theo Becker, Gustavo foi eliminado cedo demais, Simone deixou muita gente assustada com sua maneira de comemorar, Lui marcou com seu choro, Felipe foi o maior (e melhor!) jogador, Léo amou tudo e todos do começo ao fim, Sylvinho deixou o poder subir na cabeça ao ser fazendeiro e se perdeu, Penélope incomodou com seus longos discursos, Gretchen destilou bastante veneno, Vavá mostrou impaciência ao conviver com personalidades diferentes, Shayenne foi pupila de Gretchen, Diogo começou jogando bem mas não conseguiu conquistar o público para se manter. Sem Nicole, não teríamos visto tantas confusões, ela apimentou o jogo. Vivi não me decepcionou, foi do jeito que a imaginei.

A briga de Gretchen e Robertha por causa do ''Chico'', as inúmeras dicussões de Nicole, Vavá pedindo desculpas à Gretchen, Vivi descontrolada dizendo: ''Eu quero a Mariaaa!''. ''Prefiro que seja verdadeiro do que estrategístico'', disse Nicole. ''Eu acho  bonito quando você consegue pensar sozinha!'' ( frase de Robertha à Nicole ) e tantas outras cenas, frases e situações, fizeram desta quinta temporada, a mais intensa e divertida de todas.

Apenas não gostei de dois detalhes: em nenhum dia apareceu a indicação dos horários durante as cenas. Pode ser um detalhe insignificante para a maioria dos telespectadores, mas senti falta disso. Tive a curiosidade de saber qual horário que eles acordavam, quando almoçavam, etc. Lá na Fazenda, os participantes perdem completamente a noção do tempo, pois já no isolamento do hotel, ficam sem relógio. O outro detalhe que senti falta foi que o eliminado da semana não se reencontrava com nenhum parente/amigo/namorado ao ir embora. Sempre achei a cena deste reencontro emocionante, então fez falta. Não tem graça ver o eliminado sair e entrar num carro.

Além de observar o participante no dia-a-dia, também reparei em outros detalhes. Como conheço bem o espaço da fazenda, percebi que na TV tudo parece ser bem maior, em especial o espaço externo onde fica a piscina, casa da árvore, etc.

A trilha musical foi impecável. As músicas durante as festas também estavam melhores, pelo menos não houve tanto ''repeteco''. Eu fiquei bêbada em todas as festas, mas ainda assim percebia que muitas músicas repetiam de uma festa para outra.

Notei também que nesta edição, tinham apenas três fumantes e poucas pessoas que bebiam. Geração saúde. Quanto à bebida, todos puderam perceber durante as festas. E como sei que haviam poucos fumantes quando eles não apareciam com o cigarro aceso diante as câmeras? Simples, reparei quem aparecia segurando uma caixinha de madeira ( onde os cigarros ficam escondidos ) e iam em direção à cadeira isolada no meio do nada, que é a área de fumante. No ano passado, era um auê porque uma das regras é que pode ir apenas um fumante de cada vez e éramos em muitos!

Foi a primeira edição que acompanhei a Fazenda diariamente, então também notei que quem assiste, não tem noção de quanto tempo os participantes ficam presos dentro ou fora da sede. Cada vez que a produção precisa montar alguma estrutura de atividade ou festa, fazer algum tipo de manutenção, etc.,  todos os participantes tem de ficar ''presos'', sem poder sair ou entrar da sede. E esta ''prisão'' é sempre uma eternidade.

Para um mero espectador é fácil pensar que é tranquilo estar longe de quem amamos, entre uma guerra de egos, convivendo com pessoas muitos diferentes de nós, sem notícias e noção de tempo, cercados por câmeras, com pressão psicológica durante as provas. Assistir os peões sem água porque levaram punição é divertido, mas lá dentro é um sacrifício.

Vivi a Fazenda de duas maneiras, estando lá e acompanhando tudo nesta edição. Foi um trabalho interessante e assisti com  sentimento de saudade. Além das observações que citei aqui, tive outras também, mas que guardarei comigo até mesmo por que só quem sentiu na pele de conviver ali, poderia me entender – e duvido muito que eu tenha algum leitor que seja ex-peão!

No primeiro post deste blog, mesmo antes da edição ter começado, fiz uma análise de alguns participantes e errei muito com meus pré-julgamentos, mas que bom que tive surpresas e decepções. Também quase previ a final: Vivi x Felipe x Lui Mendes. Lui foi o primeiro eliminado, mas quase acertei como seria!

***

Me despeço daqui. Quero agradecer ao UOL pelo convite e oportunidade de reviver a Fazenda de uma outra maneira, agradeço também aos leitores que estiveram aqui presentes nestes três meses. A maioria dos meus textos foi parar na Home e tiveram uma repercussão muito boa. Me desculpem por não ter respondido os comentários que recebi durante este período,  mas não os acompanhei, ainda assim agradeço as opiniões aqui deixadas!

Valeu! 😉